Resumo da Semana – de 27/06 a 01/07/2011

Resumo da Semana - de 27-06 a 01-07-2011

Facebook Killer?

O maior assunto da semana com certeza foi a nova iniciativa do Google, o Google +. Segundo a empresa, não se trata de uma rede social, mas um componente social que visa integrar todos os produtos da gigante de buscas. A iniciativa surge com três ferramentas (Círculos, Hangouts e Sparks), e uma nova página de pesquisas chamada What Do You Love? (O que você ama?), além de uma repaginada simples no visual dos sites. Ainda restrito, o acesso ao Google + gerou tanta repercussão que o envio de convites, disponível para os que já têm acesso, está suspenso.

É possível conhecer de forma mais interativa as novidades através de um site que explica em detalhes ou pelo vídeo abaixo.

Você já tem o Google +? Compartilhe suas impressões conosco!

Social Media Day

Ontem, dia 30 de junho, foi realizado em diversas partes do mundo o Social Media Day 2011, uma celebração que reuniu profissionais e interessados no universo das mídias sociais. A iniciativa foi idealizada pelo site Mashable e contou com cerca de 700 eventos ao redor do mundo. Segundo os organizadores da edição de São Paulo, o evento paulistano foi o maior em quantidade de pessoas, superando o de Nova Iorque, organizado pelo próprio Mashable.

Twitter para notícias

O Twitter é uma ferramenta já muito usada por profissionais de comunicação e pauta a mídia em diversos momentos. Para ajudar os jornalistas a usufruirem melhor dos recursos, o serviço de microblogs lançou um guia, o “Twitter for Newsrooms”. Em inglês, o manual é dividido nas seções Report, Engage, Publish e Extra.

Brasil e o Google

Um mapa elaborado pelo próprio Google aponta que os brasileiros são os campeões em pedidos de retirada de conteúdo. Entre julho e setembro de 2010, foram 263 solicitações de autoridades brasileiras para remoção de perfis do Orkut, páginas, vídeos e imagens.

Redes sociais e o comércio

Pesquisa encomendada pelo Mercado Livre aponta que as redes sociais influem sobre a decisão de compra dos usuários. Para 79% dos entrevistados, opiniões de amigos sobre produtos, serviços e marcas são as mais confiáveis. Foram consultadas 1.258 pessoas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Obama no Twitter

Não é a primeira vez que o presidente americano participa dos chamados ‘town halls’, debates informais nas redes sociais. Segundo anunciado pela Casa Branca, o próximo será no Twitter dia 6 de julho às 14h. Serão abordadas questões sobre economia e empregos. Para fazer perguntas, será usada a hashtag #AskObama e é possível acompanhar as questões seguindo o perfil @Townhall.

Mobile em alta…

Estudo da Nielsen encomendado pela Mobile Marketing Association da América Latina (MMA Latam) indica que 87% das agências de publicidade brasileiras devem realizar pelo menos uma campanha de mobile marketing este ano. Em 2010 62% das agências realizaram estratégias nas plataformas móveis.

… Também nos aplicativos

Levantamento divulgado pela consultoria Internet Data Corporation (IDC) estima que o volume global de downloads de aplicativos móveis deve chegar a 182,7 bilhões por ano até 2015. Também foi apontado que os desenvolvedores vêm trabalhando para garantir a sustentabilidade do setor no longo prazo.

 

MySpace arrematado

A rede social criada em 2003 foi perdendo força, funcionários e agora foi comprada pela agência de publicidade Specific Media por US$ 35 milhões. A dona anterior, NewsCorp., havia adquirido o site em 2005 por US$ 580 milhões. Com seu maior diferencial como meio de divulgação de artistas independentes, o MySpace deve dispensar cerca de metade dos atuais funcionários.

A saga de uma foto

A empresa Pixable criou um infográfico que ilustra toda a vida de uma foto postada no Facebook, desde seu “nascimento”, quando é tirada, ao momento cai no esquecimento… até que alguém vá fuçar no seu perfil. Confira abaixo (em inglês):

… Ainda sobre o Facebook, Mark Zuckerberg anunciou a um grupo de repórteres que visitaram a sede da empresa que a rede social anunciará algo incrível na próxima semana. Seria uma reação ao Google +? Que inovação valeria o adjetivo “incrível” para o Facebook? Façam suas apostas.

Equipe Gabriel Rossi Consultoria

facebooktwittergoogle pluslinkedin

Equipe da Gabriel Rossi Consultoria. Somos um escritório especializado em marketing digital que é considerado referência no Brasil. Oferecemos consultoria estratégica para o mercado político e empresas, além de palestras e workshops sob medida.